Começar na liderança de produtos digitais é desafiador, porém gratificante. A pessoa líder de produtos digitais desempenha um papel central para o sucesso de uma empresa ou negócio, exigindo uma abordagem equilibrada que abranja pessoas, processos e produtos. Nas minhas experiências com times de produtos, esses sempre foram os pilares que nortearam minhas decisões, metodologias, técnicas e ferramentas são complementos que nos auxiliam na construção desses pilares. Nesse artigo, vamos explorar cada um desses temas em detalhes.
Pessoas: A Base para a Liderança Eficaz
Desenvolva Habilidades de Comunicação e Gestão de Pessoas
A liderança de produtos não é apenas sobre tecnologia e inovação; é, acima de tudo, sobre pessoas. Há muitos anos, carrego comigo uma frase: “Negócios são feitos por pessoas. Conheça as pessoas e fará bons negócios”. Sou o autor dessa frase, sim. Usei-a pela primeira vez em uma palestra sobre desenvolvimento de produtos em um evento para Startups.
Pessoas são fundamentais para todo o ciclo de vida do produto, portanto a pessoa líder de produtos precisa saber como lidar com diferentes personalidades, culturas, hábitos e objetivos pessoais e profissionais. Logo, desenvolver habilidades de comunicação é crucial para alinhar expectativas, resolver conflitos e motivar sua equipe. Para isso, três ferramentas e técnicas podem ser especialmente úteis:
Feedback 360 Graus
Essa técnica envolve coletar feedback de todos os lados – superiores, pares, subordinados e até mesmo de si mesmo. O feedback 360 graus fornece uma visão holística do desempenho de cada membro da equipe e permite que você identifique áreas de melhoria na comunicação e nas relações interpessoais. Não é necessário que toda a empresa adote esse ritual, você pode começar pela sua estrutura e propor em reuniões de liderança a ampliação para as demais áreas.
Reuniões One-on-One (1:1)
Estabelecer uma rotina regular de reuniões individuais com cada membro da equipe é uma prática poderosa. Essas reuniões criam um espaço seguro para discussões abertas sobre desempenho, desafios e oportunidades de desenvolvimento e é o momento ideia de conhecer mais a fundo os interesses e expectativas individuais dos seus liderados. Além disso, reforçam a relação de confiança entre líder e equipe. Na minha opinião, essas são as mais importantes reuniões na agenda de líderes de produtos.
Técnicas de Comunicação Não-Violenta (CNV):
A CNV é uma abordagem que visa melhorar a comunicação e a empatia. Ao focar em expressar sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa, a CNV pode ajudar a resolver conflitos de maneira construtiva e fortalecer as relações dentro da equipe. A pessoa líder de produtos que pratica a CNV conquista confiança e o respeito e constrói relacionamentos mais próximos.
Construa Relacionamentos com Stakeholders
O sucesso de um produto digital depende de uma ampla gama de stakeholders, incluindo marketing, vendas, suporte ao cliente e, claro, os clientes. Construir e manter relacionamentos sólidos com todos esses grupos é essencial para garantir que o produto atenda às necessidades do mercado e alcance seu pleno potencial. Aqui estão duas maneiras eficazes de construir esses relacionamentos:
- Workshops Colaborativos: Organizar workshops que envolvam diferentes stakeholders e permita que todos compartilhem suas perspectivas e contribuam para o desenvolvimento do produto. Isso não só alinha as expectativas, mas também fortalece o compromisso de cada parte interessada com o sucesso do produto.
- Comunicação Transparente e Regular: Manter os stakeholders informados regularmente sobre o roadmap do produto, desafios e mudanças de direção é crucial. Dar visibilidade da evolução do produto também ajuda outras áreas a se estruturarem e definirem objetivos de médio e longo prazo e é o momento onde a pessoa líder de produtos pode se informar de acontecimentos nas diferentes áreas da empresa, conhecer novas necessidades dos clientes e movimentos do mercado que ajudarão na manutenção do roadmap do produto.
Processos: A Estrutura que Suporta a Inovação
Implemente Metodologias Ágeis
A agilidade é uma característica essencial no desenvolvimento de produtos digitais. Implementar metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, pode aumentar significativamente a eficiência da sua equipe e a qualidade do produto final. A pessoa líder de produtos pode liderar também a transformação da empresa ruma à agilidade ou apoia-la propondo boas práticas e ferramentas que facilitarão a gestão e o bom funcionamento das equipes. Aqui estão três ferramentas que podem ajudar na implementação dessas metodologias:
Azure DevOps
[Minha preferida] Uma ferramenta integrada que suporta o planejamento, rastreamento e entrega de projetos ágeis. O Azure DevOps permite que as equipes gerenciem backlogs, planejem sprints e acompanhem o progresso das tarefas de forma centralizada e colaborativa. Um ótimo diferencial é a possibilidade de personalizar o processo conforme a maturação da equipe e necessidade de compartilhar informações com outras áreas.
Trello
Uma ferramenta de gerenciamento de projetos visual que utiliza cartões e quadros para organizar tarefas e fluxos de trabalho. O Trello é particularmente útil para equipes que preferem uma abordagem visual e flexível para a gestão ágil. É uma boa ferramenta para times menores, startups em fase inicial e desenvolvimento de MVP. Para produtos mais robustos, a gestão dos cartões acaba se tornando complexa.
Miro
Uma ferramenta de colaboração online que oferece quadros brancos digitais para brainstorming, planejamento e retrospectivas. O Miro é excelente para facilitar a comunicação visual e o trabalho colaborativo em equipes ágeis, especialmente em ambientes remotos. Gosto do Miro para dinâmicas de Discovery e refinamento. Em equipes ágeis mais maduras, é uma excelente ferramenta para documentação técnica e de negócio.
Utilize Dados para Tomada de Decisões
Em um ambiente digital, a tomada de decisões baseada em dados é uma necessidade real. A pessoa líder de produto precisa cuidar e orientar sua equipe para que os produtos sejam uma fonte segura e confiável de informações para tomada de decisão. Ter dados estruturados, em conformidade com os padrões definidos pela empresa e acessível a quem for de direito é fundamental para a continuidade do negócio. Alguns exemplos de como dados são importantes na tomada de decisão:
Análise de Funil de Conversão
Suponha que você esteja lidando com um produto de e-commerce e observe uma queda na taxa de conversão na etapa de checkout. Analisando os dados do funil de conversão, você pode identificar exatamente onde os usuários estão abandonando o processo de compra. Com esses insights, é possível implementar melhorias específicas na experiência de checkout, como simplificar formulários ou adicionar mais opções de pagamento.
A/B Testing para Otimização de Funcionalidades
Se você estiver decidindo entre duas versões de uma nova funcionalidade ou design, o A/B testing pode ser uma ferramenta valiosa. Suponha que você queira melhorar o layout de uma página de produto. Ao criar duas versões da página e testar com diferentes segmentos de usuários, você pode analisar os dados de desempenho, como tempo de permanência na página e taxa de conversão, para decidir qual versão oferece a melhor experiência ao usuário.
Análise de Engajamento de Recursos:
Digamos que você tenha lançado uma nova funcionalidade em um aplicativo e quer saber se está sendo bem recebida. Monitorando o uso dessa funcionalidade, você pode avaliar o engajamento dos usuários, identificar padrões de uso e decidir se deve melhorar a funcionalidade, promovê-la mais ativamente ou descontinuá-la se não estiver agregando valor.
Aprenda e Adapte-se Continuamente
A liderança de produtos exige uma mentalidade de aprendizado contínuo. Você precisa conhecer o mercado, os produtos, novas ferramentas e metodologias, técnicas e boas práticas, autoconhecimentos e gestão de pessoas. Ter um plano de desenvolvimento para si pode ser um caminho para se manter me direção aos seus objetivos pessoais e de carreira. Aqui estão três formas eficazes de garantir que você continue evoluindo:
Cursos Online e Webinars
Participar de cursos e webinars sobre os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia e gestão de produtos é uma excelente maneira de manter-se atualizado. Existem plataformas com conteúdo gratuito por toda a internet. Selecione o que mais se enquadra às suas necessidades e aproveite.
Mentoria e Redes de Contatos
Buscar a orientação de mentores experientes e participar de redes de contatos profissionais, como comunidades de produtos e conferências, pode proporcionar novas perspectivas e oportunidades de aprendizado que não estão disponíveis em materiais didáticos.
Grupos de Discussão e Podcasts:
Trocar informações e experiências em grupos de WhatsApp e Telegram é uma forma rápida e interativa de ganhar conhecimento. Em muitos casos, é possível receber dúvidas e sugestões em tempo real, com pessoas com os mesmos problemas ou que encontraram a solução que sua equipe precisa. Podcasts também são bons canais para se manter atualizado. Hosts e convidados trocam experiências ricas e, muitas vezes, aplicáveis na maioria das empresas.
Produtos: Criando Valor Sustentável
Entenda o Contexto e o Mercado
Antes de tomar decisões sobre o produto, é fundamental entender o mercado em que você está inserido e quais são os pontos fortes e fracos do seus produtos. Caso você esteja iniciando em um mercado novo, ouça sua equipe e todos os demais envolvidos no desenvolvimento dos produtos, incluindo o time de desenvolvimento. Eles serão sua principal fonte de conhecimento até que você tenha uma rede de contatos estabelecida. Além de conhecer a fundo seus produtos, aproveite para conhecer o mercado. Aqui estão duas técnicas para conhecer o mercado de forma eficaz:
Análise de Concorrência
Estudar os concorrentes, seus produtos, estratégias de marketing e feedback dos clientes pode fornecer insights valiosos sobre o que está funcionando no mercado e onde existem oportunidades para inovação.
Pesquisa de Mercado e Entrevistas com Clientes
Realizar pesquisas de mercado, como entrevistas e enquetes com clientes, ajuda a entender melhor as necessidades, desejos e pontos de dor do seu público-alvo. Essas informações são fundamentais para criar um produto que realmente atenda às expectativas do mercado. Caso não tenha a possibilidade de realizar pesquisas e entrevistas formais, participe de reuniões com a equipe de vendas e sucesso do cliente e passe algumas horas com a central de atendimento ao cliente para entender suas principais dificuldades.
Defina uma Visão Clara para o Produto
Como líder de produtos digitais, sua responsabilidade é guiar a direção do desenvolvimento do produto e comunicar ativamente a estratégia por trás das decisões. Sua equipe precisa estar munida de informações atualizadas para tomar decisões o mais rápido possível e não impactar o desenvolvimento do produto. Algumas boas práticas que adotei nas empresas que passei são:
Baseie-se em Insights de Mercado e Dados:
Use pesquisas de mercado e dados de usuários para fundamentar a visão do produto. Isso garante que sua visão seja relevante e alinhada às necessidades reais dos clientes. Entenda do negócio e, com informações precisas, tenha previsibilidade dos avanços do mercado.
Seja Inspirador e Realista
A visão do produto deve inspirar a equipe e os stakeholders, mas também precisa ser realista e alcançável. Não adianta ter o roadmap dos sonhos dos stakeholders, porém sem viabilidade técnica ou financeira de executa-lo. Encontre o equilíbrio entre ambição e viabilidade.
Comunicação Clara e Consistente
Uma vez definida, comunique a visão de forma clara e consistente para toda a equipe e stakeholders. Todos devem entender e se alinhar com a direção que você está propondo. Seja transparente e aponte os objetivos.A visão do produto é um mantra que deve ser ecoado a todo momento. Todos devem conhecer o caminho a ser seguido, os diferenciais, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, porém, tão importante quanto, é entenderem o que o produto NÃO é e onde a empresa não quer chegar.
Mantenha o Foco na Experiência do Usuário (UX)
A experiência do usuário deve estar no centro de todas as decisões de produto. Não existe produtos sem usuários. Até mesmo produtos técnicos como API e plataformas de integrações possuem seus usuários. A pessoa líder de produto precisa conhecer a fundo quem são seus usuários. Aqui estão duas dicas para garantir que o foco na UX seja mantido:
Testes de Usabilidade Regulares
Conduzir testes de usabilidade em cada etapa do desenvolvimento do produto ajuda a identificar problemas de design e áreas de melhoria antes do lançamento. Esses testes devem envolver usuários reais para garantir feedback autêntico.
Mapas de Jornada do Usuário
Criar e revisar mapas de jornada do usuário permite que você visualize como os usuários interagem com o produto em cada ponto de contato. Isso ajuda a identificar oportunidades para melhorar a experiência e eliminar frustrações.
Documentação e Conhecimento
Orientar o usuário é tão importante quanto ter uma interface incrível. Invista tempo da sua equipe na criação e manutenção de documentações que auxiliem na jornada da usuário e esclarece suas dúvidas de forma muito objetiva.
Abrace a Inovação e o Pensamento Estratégico
O mercado digital está em constante evolução, e como líder de produtos, você deve estar sempre um passo à frente. Sua visão deve ser de longo prazo e você precisará construir uma história de crescimento que conquiste stakeholders e investidores a todo momento. Aqui estão algumas dicas de como implementar uma cultura de inovação na empresa:
Criação de Grupos Multidisciplinares
Formar grupos compostos por membros de diferentes departamentos (como design, desenvolvimento, marketing e vendas) promove a troca de ideias e a inovação. Essa diversidade de perspectivas pode levar a soluções criativas e inovadoras.
Incentivos à Experimentação
Estabelecer um ambiente onde a experimentação e o aprendizado com erros são incentivados permite que a equipe explore novas ideias sem medo de falhar. Programas de “hackathons” ou “dias de inovação” são ótimas maneiras de estimular essa cultura.
Coloque a Teoria em Prática
Reserve horas da sua equipe para pensar e trabalhar em inovação. Acompanhe de perto os projetos, oriente e provoque. Deixe o time ter espaço para colocar as ideia em prática, mas estabeleça métricas e indicadores para mensurar a produtividade, oportunidades e aprendizados.
Conclusão
Iniciar na liderança de produtos digitais requer um equilíbrio cuidadoso entre a gestão de pessoas, a implementação de processos eficazes e a criação de produtos que realmente fazem a diferença. Ao focar nessas três áreas-chave – pessoas, processos e produtos – e ao utilizar as ferramentas e técnicas discutidas, a pessoa que busca a liderança de produtos eficiente estará bem posicionada para não apenas navegar pelos desafios dessa posição, mas também para ter seu reconhecimento através de boas entregas.